menu

destaques

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

0 [Projeto Estante Nacional] [SETEMBRO] - Nuccia De Cicco


Olá leitores! 

O Estante Nacional desse mês foi preparado pelo blog Entre Livros e Pergaminhos, da amiga escritora e blogueira Suzana Chaves. Não lembra do Projeto? Acesse as postagens anteriores AQUI!

Ela, muito gentilmente, decidiu que o Projeto Estante Nacional de setembro seria com... igo! Comigo! XD

"Conheci a Nu através do Grupo Blogueiras Unidas (GBU), ela é a responsável pelo blog As 1001 Nuccias e assim começou nossa amizade. A Nu tem uma personalidade incrível e uma história de vida inspiradora!"

Vem!



Biografia

Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão, moradora de Santa Teresa, bruxa até o fundo da alma, é apaixonada por livros, viciada em seriados, louca por tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes.

Aos 27 anos, uma doença genética a deixou surda e, desde então, ela luta contra seus próprios dilemas, contra as dificuldades do mundo silencioso e o preconceito auditivo de quem ouve. Suas histórias foram publicadas no livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra cheia de luta e força de vontade.

Suas Obras



Resenhas feitas no Entre Livros e Pergaminhos:

Pérolas da Minha Surdez: http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/2016/03/resenha-31-perolas-da-minha-surdez.html

Depois do Jantar: http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/2016/12/resenha-depois-do-jantar-nuccia-de-cicco.html

Pendências: http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/2016/11/resenha-pendencias-nuccia-de-cicco.html

Curiosidade: http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/2016/07/resenha-conto-curiosidade-nuccia-de-cicco.html

Antologia Entre Amigos: http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/2017/02/resenha-antologia-entre-amigos.html

Antologia Através da Escuridão: http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/2015/12/resenha-atraves-da-escuridao.html


Entrevista:


1-      Como a literatura entrou na sua vida?

Eu leio desde que me entendo por gente. Com dois anos, já andava com livrinhos pra cima e pra baixo. Mas o primeiro livro, daqueles com mais de 200 páginas, conteúdo adulto, terror dos brabos, foi aos 12 anos: O Cemitério, de Stephen King. Desde então, já devorei mais de 50 livros desse autor e outros tantos 300 livros de outros autores, nacionais e estrangeiros. E em 2014, passei a fazer parte do lado “de lá”, com a publicação de um texto em uma antologia. Desde que a literatura entrou na minha vida, nunca mais saiu. Ai dela se tentar!

 2-      Como é o seu processo criativo?

Quando comecei a escrever, não tinha um processo criativo fixo. Era muito aleatório mesmo. Então, tentando não ficar perdida o tempo todo, fui atrás de cursos. Agora, a inspiração é aleatória, mas a criação é focada, planejada, bem cuidada. A primeira parte é sempre o objetivo e a história: sobre o que é, por que eu quero escrever e o que eu quero mostrar ao leitor. Depois, os personagens, suas personalidades, sua fisionomia e por último a ambientação e cenário. Agora, até mapas e plantas de residências aprendi a fazer. Muitas vezes, a história toma um rumo diferente do planejado, e isso é bom, adoro quando um conto ou um livro ganha vida sozinho.

3-      Pérolas da Minha Surdez foi bem reconhecido pelos leitores, principalmente por aqueles que nunca tinha lido algo biográfico. Você esperava essa receptividade?

Biografia é um gênero mal visto por muitos leitores. Poucos os que apreciam e, mesmo estes, preferem biografias de pessoas famosas. Então, quando eu terminei o livro, não imaginei que ele sairia do meu meio particular, do círculo de conhecidos. Não imaginei que pessoas de outro estado (eu moro no Rio) chegariam a compra-lo, a recomendá-lo, a gostar tanto da leitura. Era meu desejo? Claro! É o desejo e sonho de todo autor, ver seu livro na mão de muitos, especialmente se ele tem uma mensagem importante a ser compartilhada. Mas eu sou realista, adoro um choque de realidade, sabe? Então, quando o sonho e a realidade começaram a se misturar... Que sensação maravilhosa! Agora até tenho outros sonhos, como melhorar para uma segunda edição e ver o livro alcançar novos leitores.

 4-      Já li outras obras suas, vais da biografia ao terror. O que te faz ser tão dinâmica na escrita?

O que você chama de dinamismo, eu chamo de “tentativa e erro”. Um amigo muito querido me fez uma pergunta parecida: “qual o gênero preferido para escrever?” E eu fiquei sem saber o que responder. Porque, como você mesma disse, já escrevi um pouco de cada... Eu acho que essa variação é mais uma forma de tentar me encontrar. Uns gêneros saem com mais facilidade (como o romance, drama e fantasia), outros não (como terror). Alguns nem tentei ainda, como thriller e comédia. Como leitora, gosto de ver esse dinamismo nos livros dos meus autores preferidos. Então, porque não posso tentar também? Mesmo que eu me encontre em um gênero futuramente, acho que manterei essa diversidade.

5-      Tens projetos em andamento?

Estou com 3 planos de livro anotadinhos. Um comecei e parei, outro pretendo começar em breve e o terceiro mais futuramente. No momento, estou ligeiramente afogada em palestras e trabalho no laboratório (sabe aquele emprego básico que sustenta todo escritor iniciante?), contudo já estou me organizando para escrever nem que seja uma página por dia. Assim, espero ter livros semi prontos até o fim do ano. Além disso, pretendo passar cada um deles por um bom crítico e, quem sabe, com grana, um coaching.

 6-      Qual a dica que você deixaria para novos escritores?

Sonhos nunca morrem, mas podem ser adiados. Não deixem de tentar uma publicação, independente ou com editora, apenas não sejam apressados. A pressa é realmente uma inimiga da perfeição. Revisem, peçam opinião, confiem nos seus leitores betas, revisem de novo, façam cursos, workshop, assistam palestras, pratiquem a escrita. Pratiquem a leitura! Desde que comecei a escrever, saí completamente das minhas zonas de conforto e aprendi muito mais por isso. Sobretudo, tenham fé que irão conseguir. E lembrem de manter a humildade depois que chegarem lá.




"Ela vai do biográfico ao sobrenatural, tem uma escrita incrível! Seus contos estão à venda na Amazon e o livro diretamente com ela através do e-mail nucciadecicco@gmail.com!"

Suzy, você é um amor! Muito obrigada!!!

Aos leitores, obrigada por me acompanharem sempre!

Até + ver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...